Secretária de Saúde, Márcia Cansian, participa de sessão da Câmara de Vereadores

Publicado em 13/11/2019 às 16:03 - Atualizado em 13/11/2019 às 16:13

A Câmara de Vereadores de Botuverá realizou na noite de terça-feira, 12 de novembro, sessão ordinária que contou com a presença da Secretária de Saúde, Márcia Cansian.

Na oportunidade, a secretária esclareceu sobre a situação dos recursos de aportes financeiros ao Hospital de Azambuja, e sobre a nota veiculada na imprensa. Explicou questões relevantes a esses assuntos e disse que o Hospital de Azambuja é um hospital geral, um hospital referência que atende no mínimo uma região de saúde em torno de duzentas mil pessoas e faz parte do Plano Diretor Regional – PDR, que foi aprovado em Santa Catarina em 2008 e teve uma atualização em 2012, e por ele ser porta de urgência e emergência e atender a região, já recebe recurso mensalmente da União independentemente de quantos atendimentos realiza.

Além de outras informações referentes à pasta da saúde, a secretária esclareceu que o município sempre esteve à disposição da Secretaria de Saúde de Brusque, que é a gestora do SUS do Hospital Azambuja nestas tratativas, tentando encontrar alternativas no repasse entre os Fundos Municipais de Saúde. Que sempre esteve e sempre estará a disposição para o diálogo, primando pelo acesso e qualidade nos atendimentos de saúde dos munícipes. Disse ainda que a Secretaria de Saúde sempre vai estar disponível para auxiliar e dar suporte no que for necessário aos hospitais que atendem o município. Por fim, agradeceu pela oportunidade de explanar as situações que acontecem na pasta da saúde e se colocou à disposição dos vereadores.

Nas matérias do Legislativo, indicação nº 81/2019 de autoria do vereador Vanderson Betinelli, sugerindo que a administração municipal realize licitação pública para concessão dos serviços funerários em nosso município, possibilitando arrecadação de impostos dos serviços realizados e maior concorrência, melhorando para os usuários.

Indicação nº 82/2019 de autoria do vereador Vicente Rescarolli, solicitando implantação de lombada nas proximidades da empresa Dalfios, na localidade de Águas Negras.

Nas matérias do Executivo, foi lido e despachado para as comissões o Projeto de Lei nº 35/2019, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, até no valor de R$ 216.000,00 (duzentos e dezesseis mil reais).

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 14/2019, de autoria da vereadora Margarete Leitis, que proíbe a inauguração de obras públicas municipais inacabadas ou que não possam ser usufruídas de imediato pela população no município de Botuverá e dá outras providencias.

Aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 28/2019, que dispõe sobre o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes do município de Botuverá.

Aprovado Projeto de Lei nº 32/2019, que autoriza a abrir crédito suplementar por anulação no orçamento de 2019.