Projeto Caminho da Mata Atlântica é apresentado durante sessão da Câmara

Publicado em 25/04/2019 às 10:10 - Atualizado em 25/04/2019 às 10:10

Na noite de terça-feira, 23 de abril, os vereadores de Botuverá estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária, que contou com a participação do Prefeito, José Luiz Colombi, do Vice-Prefeito, Alcir Merizio, do Presidente da Assepavi, Ivo Leonardo Schmitz e do Técnico da Epagri, Edegar Becker.

Logo no início da sessão, o Presidente da Câmara de Vereadores de Botuverá, Vanderson Betinelli, convidou o Presidente da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), Ivo Leonardo Schmitz, para fazer o uso da palavra. Schmitz apresentou ações que a ONG, sem fins lucrativos, vem realizando na região do Vale do Itajaí com atividades de montanhismo.

Em especial, explanou sobre o projeto Caminho da Mata Atlântica, uma trilha de longo curso que sai da divisa do estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, no Parque Estadual do Desengano, e segue até a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Trilha que interliga toda essa região passando pela Mata Atlântica, oferecendo oportunidades para as pessoas praticarem atividades e atrair o turismo sustentável através dessa ferramenta. A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais diversos e ameaçados do mundo, considerada um dos 5 principais hotspots de biodiversidade e reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO e patrimônio nacional pela Constituição brasileira.

Destacou a importância do apoio do Poder Público e a participação no desenvolvimento do projeto Caminho da Mata Atlântica do qual o município poderá fazer parte. Citou os principais desafios da implantação do projeto nos municípios e os objetivos da ONG em ter trilhas manejadas, sinalizadas, com adeptos de atividades ao ar livre em áreas naturais e também difundir a conscientização e a proteção do meio ambiente.

O Técnico da Epagri, Edgar Becker, comentou sobre a parceria da Epagri com a Assepavi e as ações e atividades que serão desenvolvidas com a comunidade, agregando valor ao projeto. Comentou sobre as trilhas do município e da região e a conexão entre elas. Destacou a importância do projeto para o município que possui muitos atrativos que favorecem o turismo. Mencionou também, as opções de renda para pessoas que possuem terras por onde essas trilhas vão passar e os benefícios que os produtores rurais terão.

Os vereadores questionaram e comentaram sobre o projeto apresentado e parabenizaram a iniciativa da Assepavi e da Epagri. Salientaram que é um caminho muito bom para seguir e ser explorado, com respaldo para o município.

A reunião também contou com a participação do Prefeito, José Luiz Colombi e do Vice-Prefeito, Alcir Merizio, que fizeram o uso da palavra para dizer que apoiam o projeto e que Botuverá precisa de ações como esta para expandir o turismo. Os líderes do Poder Executivo afirmaram que estão entusiasmados com o projeto e parabenizaram a Assepavi e a Epagri pela explanação.